Catanduva é premiada por reduzir internações psiquiátricas

Catanduva foi premiada na Mostra Nacional de Experiências, em Brasília, ao apresentar o projeto que aponta redução de internações psiquiátricas no município. O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde passou pelo crivo de 70 avaliadores e foi destaque na Categoria de Trabalho/Redes de Atenção.

Os trabalhos inscritos apontam relatos de experiências práticas bem sucedidas. Mais de 300 projetos de todas as partes do Brasil foram selecionados. No caso de Catanduva, a Secretaria de Saúde reorganizou as ações das equipes e os resultados passaram a aparecer.

Os números mostram que, no quesito Saúde Mental, Catanduva registrou redução de 50% nas internações psiquiátricas. O resultado seria reflexo da implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do treinamento dos funcionários da Estratégia da Família para que o tratamento seja realizado fora dos hospitais, por meio da reinserção social do paciente.

“Trabalhamos bastante para alcançar os resultados. Buscamos o fortalecimento das nossas atividades e temos obtido resultados importantes com projetos consistentes”, destaca o secretário de Saúde, Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior.

O projeto de Catanduva seguiu para fase nacional depois de despontar em premiação estadual. No primeiro trimestre, a cidade foi uma das 20 que tiveram trabalhos classificados, entre 378 inscritos no Estado de São Paulo.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas